Comunicação da pnl
Em termos comuns, o modelo de comunicação da PNL é sobre como você compreende o seu mundo e os comportamentos que você manifesta como resultado. Nesse artigo, nós iremos enfocar primeiro, como você compreende o seu mundo (isto é, como filtra a informação pela deleção, distorção e generalização). Depois como une as suas representações internas – um produto dos seus filtros – com o seu comportamento.
Percepção consciente
Estima-se que o seu cérebro receba cerca de quatro bilhões de impulsos nervosos a cada segundo. Você está percebendo toda essa informação de modo consciente? Não! Por exemplo, você está consciente de como você sente a camisa nas suas costas? A menos que a sua camisa esteja particularmente apertada ou desconfortável ou que você tenha uma queimadura de sol, eu suspeito que você não estivesse consciente de como sentia a sua camisa até eu ter mencionado isso. Por quê? Porque isso não era importante nessa hora e foi ignorado. Dos quatro bilhões de bits de informação, você está conscientemente percebendo cerca de 2.000 bits, ou cerca de 0,00005 por cento de toda a informação potencial. Absorver e processar mais dessa informação iria levá-lo a loucura ou seria uma distração tão grande que você não conseguiria funcionar.
Filtros – Deleções, distorções e generalizações
O que acontece com toda essa outra informação? Ela é filtrada da sua percepção consciente pela deleção (isto é, como você sente a camisa nas suas costas), pela distorção (isto é, pela simplificação) ou pela generalização. O que você realmente deleta, distorce e generaliza depende das suas crenças, linguagem, decisões, valores, memórias, meta programas, etc. Vamos olhar alguns exemplos para aumentar a sua compreensão de como isso funciona.
Crenças
Suponhamos que você tenha a crença de que "não consigo fazer nada certo". Como você reagiria se alguém se aproximasse de você e dissesse: "Você fez um ótimo trabalho preparando aquele relatório?" Dependendo das