Relações Interpessoais
No presente trabalho, serão abordados os conceitos básicos e técnicas da Programação Neurolingüística (PNL) que podem permitir acelerar a capacidade de aprendizado do indivíduo para que ele inicie e gerencie a sua própria mudança, melhorando seu relacionamento intra e interpessoal, sua comunicação, dentre outros aspectos que geram uma maior satisfação para o indivíduo. O objetivo deste trabalho consiste em esclarecer sobre a possibilidade de desenvolvimento humano, utilizando-se dos conceitos e técnicas da Programação Neurolingüística. A busca pelo desenvolvimento humano se tornou um fator importante não só para o indivíduo. Por saberem que as mudanças internas refletem em todas as áreas da vida do sujeito, muitas organizações têm investido muito nessa área.
Para trilhar o desenvolvimento pessoal, existem várias técnicas e atividades. Dependendo de sua experiência, dos seus propósitos e do momento em que está vivendo, cada indivíduo decide qual o caminho mais apropriado. O fato é que, qualquer que seja o caminho escolhido, necessitará de dedicação e investimento.
Para que uma mudança tenha valor, precisa ser duradoura e consistente. E tem que partir de dentro para fora. Assim, a chave para o sucesso é a mudança interna do indivíduo, possibilitando que administre seu próprio desenvolvimento e que aprenda a utilizar suas capacidades e concretizar seu potencial. Essa mudança se refletirá imediatamente em todos os aspectos de sua vida.
Questões norteadoras deste trabalho remetem a profundas reflexões. O que é a Programação Neurolingüística e como surgiu? Em quais áreas ela pode ser aplicada? Quais são os pressupostos que formam a sua base? Qual o papel da comunicação nas relações? Qual a importância da qualidade do vínculo nas relações e como alcançá-la? Por que algumas pessoas obtêm sucesso e outras não? Como