Comunicação bm
DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DITIC
Brasília - DF
Julho - 2011
COMUNICAÇÕES BOMBEIRO MILITAR
1. - INTRODUÇÃO
A presente apostila aborda de maneira geral, o histórico das comunicações, noções básicas de radiocomunicação, bem como os sinais e serviços necessários para a sua correta utilização. Os meios de comunicações utilizados pelo CBMDF, o funcionamento da Central Integrada de Atendimento e Despacho – CIADE, visando preparar os militares para a perfeita utilização dos equipamentos de comunicação, padronizando o uso e emprego desses meios de comunicação no âmbito da corporação, possibilitando a disciplina do tráfego de mensagens e garantindo a clareza destas.
Tem por finalidade, também, estabelecer as peculiaridades do emprego das comunicações no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal - CBMDF; orientar o planejamento do sistema de comunicações; e servir de fonte de estudo sobre os fundamentos básicos do emprego das comunicações.
2 - HISTÓRIA DAS COMUNICAÇÕES
A comunicação, processo pelo qual um indivíduo transmite as suas idéias a um outro, é uma necessidade do homem. Por sermos seres racionais, precisamos estar sempre trocando informações e experiências para termos condições de nos manter bem no meio em que vivemos.
Na verdade, como apareceu e porque surgiu o receptor de rádio, essa dúvida já surgiu em quase todos nós, a data exata não se pode definir, mas sabe-se que, muito antes do nascimento da era denominada “eletrônica”, James Clerk Maxwell, Escocês, aventurou uma teoria a respeito das ondas eletromagnéticas. Ele assegurava que as ondas eletromagnéticas de alta freqüência podiam ser irradiadas no espaço e detectadas em um ponto distante, porém não havia recursos disponíveis durante o tempo em que viveu para demonstrar sua teoria.
Posteriormente o Alemão Heirich Hertz com o emprego de uma bobina de indutância (transforma a energia elétrica em