comunicação assertativa
A competência “assertividade” é daquelas essenciais para o sucesso, quer seja na vida pessoal, quer seja no mundo dos negócios. Já não basta ter competência técnica. As empresas querem contratar pessoas talentosas, talento para a vida, para os relacionamentos harmoniosos. A assertividade facilita aos profissionais demonstrar suas competências, interesses e habilidades, bem como facilita a convivência e a troca.
Mas, afinal, o que é assertividade?
Segundo o Dicionário Aurélio, assertividade quer dizer afirmação, alegação, argumento. Em nossas organizações buscar por assertividade e sua consequente valorização ganhou força no final de década 90. Hoje já não se admite, para reforçar nosso time, aquele que demonstra inabilidade para o convívio social necessitando a todo instante esfregar na cara dos que estão à sua volta “suas verdades”.
Assertividade é uma competência! Sendo uma competência a assertividade pode ser desenvolvida. Você pode aprender e desenvolver aperfeiçoando-se assim no relacionamento humano, na tomada de decisão e na arte da negociação, na gestão de conflitos.
Pessoas assertivas possuem algumas características que as distinguem no ambiente profissional fazendo com que sejam notadas positivamente. São autoconfiantes, independentes, possuem autoestima positiva, acreditam em sua capacidade de agir e alcançar resultados que satisfaçam a todos os envolvidos expressam suas ideias, opiniões e sentimentos sem constrangimento ou ansiedade, têm alto grau de empatia, afirmam seus direitos sem desrespeitar os direitos dos demais. A arrogância é sinal da falta de assertividade assim como o é também a constante utilização do “eu”, como por exemplo: Eu fiz, eu faço. A assertividade nos leva a reconhecer que não construímos nada sozinhos, o reconhecimento dessa interdependência faz crescer a utilização do “nós”, demonstra maturidade e autoconfiança.
A assertividade é comunicação de pessoas maduras, e