Comunicaçao oral - EJA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
PROFESSORA ORIENTADORA: ISOLDA FERNANDES
COMUNICAÇÃO ORAL
ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ ARCÂNGELA
NATAL
MAIO DE 2013
AUTORA:
DAIANNY CABRAL DE PAULA
APRESENTAÇÃO
A Escola Municipal Irmã Arcângela, situada na Rua São Pedro - 188 – Igapó, que apresenta certa de 300 alunos nos períodos matutino e vespertino, acolhe cerca de 120 alunos direcionados a EJA no período da noite, divididos em 4 turmas. A sala que se encontra em observação, é a turma mais nova, estão no Nível I da EJA.
São cerca de 20 alunos na sala, sendo a maioria mulheres frequentando regularmente a sala do Professor Edilson, que, tem experiência em sala de aula de 20 anos e na modalidade EJA uma experiência de 4 anos. Segundo o professor Edilson, sua maior dificuldade é não saber alfabetizar de forma correta, o que se torna um grande desafio para ele e para os alunos que a maioria não são alfabetizados.
ENSINO
“Se antes a alfabetização de adultos era tratada e realizada de forma autoritária, centrada na compreensão mágica da palavra, palavra doada pelo educador aos analfabetos; se os textos geralmente oferecidos como leitura aos alunos escondiam muito mais do que desvelavam a realidade, agora, pelo contrário, a alfabetização como ato de conhecimento, como ato criador e como ato político é um esforço de leitura do mundo e da palavra.” [Freire 2005, p.30].
Embora tenhamos sistematicamente níveis que acompanham o desenvolvimento do sujeito, trabalhando os conhecimentos de forma progressiva, dinâmica e acumulativa, a realidade vivida em nosso contexto distancia-se disso. Isso porque as dificuldades enfrentadas pela instituição, com políticas de incentivo; pelos professores, pela falta de recursos materiais, físicos e reconhecimento profissional, e pelos alunos que sofrem com maus tratos, fome e patologias, fazem com que a