comunicacao no brasil
A solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade e depende da relação que se estabelece entre sociedade/natureza, tanto na dimensão coletiva quanto na individual.
A educação tem um papel fundamental no desenvolvimento das pessoas e das sociedades. Neste contexto, vê-se a importância de incluir o tema transversal Meio Ambiente contido nos Parâmetros Curriculares Nacionais, permeando toda a prática educacional.
Uma das formas é utilizando as mídias e os meios de comunicação como ferramentas pedagógicas. Como escreve Vandevelde (apud PERAYA, 1997) “Ensinar tem um sentido muito próximo de comunicar”. Inserindo novas formas de aprendizado às atividades pedagógicas, fará com que os alunos, mais do que memorizar conteúdos, aprendam a aprender.
Este trabalho justifica-se pela necessidade de conscientização dos indivíduos para um problema que prejudicará a nossa saúde e a das gerações futuras: a destruição do meio ambiente. A base da formação dos seres humanos é a escola. Utilizando as tecnologias como práticas pedagógicas na educação ambiental, fará com que o aluno se interesse mais pelo conteúdo e o coloque emprática.
Sendo assim, este trabalho apresenta como questão problematizadora: Como inserir a educação ambiental no ensino fundamental utilizando nas práticas pedagógicas os meios de comunicação e as diferentes mídias? E como objetivo, mostrar o quanto é importante educar as crianças do ensino fundamental a preservarem o meio ambiente, analisar a utilização dos meios de comunicação e mídias, observando como as crianças reagirão a essa prática pedagógica midiática.
Esta pesquisa poderá trazer como contribuições formas pelas quais a mídia e os meios de comunicação podem auxiliar na