Comunicacao interpessoal
É um processo básico de comunicação e consiste nestes fenômenos: codificação, filtragem, emissão, ruído ou interferência, recepção, filtragem, decodificação e feedback.
A codificação é um ato complexo porque envolve não só a seleção do que vai ser comunicado mas também o veículo que vai ser utilizado para tanto. A mensagem passa por filtros pessoais do emissor e é enviada, influenciada por fatores chamados de ruídos que podem distorcer esta antes que seja recebida. Sendo recebida passa pelos filtros do receptor e então é decodificada.
A mensagem ocorre geralmente de 3 maneiras: escrita, verbal ou visual. Mas também podem ser usados os sentidos da visão, tato e olfato para se transmitir uma mensagem. Para se obter uma comunicação eficaz deve-se eliminar mensagens simultâneas, isto é, utilizar dois tipos de linguagem ao mesmo tempo para evitar que o receptor tenha que escolher qual é a correta.
O veículo a ser utilizado também deve ser apropriado, sendo que o meio escolhido influenciará diretamente na eficácia da comunicação. Essa é uma das decisões mais importantes a serem tomadas pelo emissor.
A filtragem ocorre tanto com o emissor como para o receptor e é um processo psicofisiológico podendo ser também de natureza psicológica, este ultimo influenciando diretamente no processo de comunicação. Os filtros tem o poder de distorcer a mensagem.
O ruído esta situado entre a emissão e a recepção não fazendo parte de nenhum destes mas tendo poder de distorcer a mensagem, sendo obrigação do emissor minimiza-lo para garantir a eficácia da comunicação.
A decodificação é o entendimento da mensagem podendo esta ser alterada três vezes antes de ser codificada pelo receptor, pelo filtro do emissor, por ruídos e pelo filtro do receptor. O contexto da comunicação influenciará diretamente a seleção da mensagem correta pelo receptor devendo o emissor minimizar mensagens contraditórias para facilitar a decodificação do receptor.
O feedback é muito