Comunica o
CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS
ADMINISTRAÇÃO
CARLA PRICILA TEIXEIRA
ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE COMUNICAÇÃO
Luís Eduardo Magalhães
2014
CARLA PRICILA TEIXEIRA
ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE COMUNICAÇÃO
Trabalho individual multidisciplinar apresentado à Universidade do Norte do Paraná para obtenção de nota
Orientadores: Mônica M. Silva
Wilson Sanches
Sebastião Oliveira
Karen Manganotti
Márcia Bastos
Luís Eduardo Magalhães
2014
Para que exista comunicação é necessário que se tenha um entendimento do que se quer transmitir, no caso das empresas as comunicações muitas vezes, ou quase sempre não têm o intuito de apenas comunicar, mas de persuadir, sensibilizar o receptor a tomar ou ter determinada atitude ou reação.
A BRASKEM divulga os resultados anuais em um Relatório de Administração que consta o balanço anual e as estratégias de curto e médio prazo, a equipe de relações de investidores fica responsável por trabalhar nos pontos a serem destacados, afinal os investidores são os grandes apoiadores que captam recurso para a empresa. Destacar os pontos positivos é uma maneira de fidelizar esses investidores.
Segundo Tomasi e Medeiros (2007, p. 12) “O destinatário pode ter comportamento passivo, ativo ou proativo” De pouco vai adiantar a comunicação de uma empresa que esta despertando em seus receptores uma ação passiva, pois segundo Tomasi e Medeiros (2007, p. 12) “se o destinador é passivo, ele recebe a mensagem, mas não a utiliza” e a mensagem é para ser utilizada. Para Tomasi e Medeiros (2007, p. 12) “Se é ativo, o destinador recebe a mensagem e reage a ela. Por isso se diz que seu comportamento é reativo”.
A ferramenta que eu elegeria para padronizar as atividades da BRASKEM seria a comunicação institucional visto que um dos principais objetivos da comunicação institucional é o estabelecimento de relações duradouras com os seus públicos e isso