comte
O positivismo nos traz o exemplo de ordenação da sociedade nas escolas, pois temos alguns exemplos:
- Hora de chegada e saída dos alunos, as vezes há punição em quem chega atrasado, sem motivo.
- Os alunos sentados em fila, um atrás do outro, para não haver conversa... A escola segue e reproduz essas regras, para que a sociedade ordenada possa avançar e ter progresso, começando pela escola.
Mas o aspecto mais marcante de toda a filosofia positiva é o ponto em que Comte trata das funções distintas a serem exercidas pelos indivíduos como fator essencial para o funcionamento adequado da sociedade. Para ele, é preciso que cada um se posicione como um membro do corpo social, dispondo-se a uma tarefa específica como forma de solidariedade, já que é devido haverem pessoas para todas as funções a serem desempenhadas. Assim, tanto o operário que trabalha na construção como o engenheiro que a projetou tem sua importância na sociedade como um todo e devem aceitar essa realidade em prol do bem coletivo. Dessa forma, ele julga ser possível instaurar-se a verdadeira ordem e consequentemente alcançar-se o progresso da sociedade, já que todos trabalham com o objetivo comum, realizando tarefas diferentes, mas igualmente necessárias.
Na teoria, aparenta mesmo ser uma maneira consciente e sensata de se estabelecer uma organização social, mas, ela deve acontecer de fato, de uma forma eficaz, de modo a proporcionar boas condições de vida para os diversos grupos. Já que, na realidade, não é assim que acontece; isto é, há diferentes tratamentos conferidos aos indivíduos que se