Computação
1. INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Até metade da década de 1960, os computadores eram máquinas extremamente caras e de grandes proporções com propósito específico: apenas instituições gigantescas como o governo e as universidades tinham condições de mantê-los. Esses primeiros computadores eram usados basicamente para executar tarefas numéricas complexas. Só na metade da década de 1960 é que os computadores começaram a revolucionar o mundo dos negócios. Na década de 70 foram criados modelos menores e mais acessíveis e desde então os computadores não pararam de encolher e de oferecer mais potência a um custo menor. Hoje, computadores de vários tamanhos e formas são usados para todos os propósitos imagináveis.
História do computador
Precursores
O primeiro elemento com que o homem contou para fazer seus cálculos foi o conjunto de dedos de suas mãos, daí veio a palavra digital, vindo de dígito, que significa dedo. Com a evolução da humanidade fez-se necessário novas invenções para auxiliar os cálculos:
Ábaco (aprox. 3500 a.C.). A palavra cálculo tem sua origem no termo latino calculus. Que a milhares de anos servia para denominar pequenas pedras que eram usadas para contar deslizando se por sulcos cavados no chão. Essa espécie de Ábaco foi descoberta em recentes escavações arqueológicas. A partir desse elemento de cálculo, outros similares apareceram em diversos lugares do mundo, sendo chamados de ábaco. O mais antigo data de aproximadamente 3500 a.C., no Vale entre os rios Tigre e Eufrates. Por volta do ano 2600a.C. apareceu o ábaco chinês que evoluiu rapidamente e foi chamado em sua forma final de Suan-Pan, de modo semelhante apareceu no Japão, o Soroban. O ábaco constituiu, portanto, o primeiro dispositivo manual de cálculo; servia para representar números no sistema decimal e realizar operações com eles. A Figura 1 apresenta um ábaco, que consiste numa moldura dividida em