Computação quantica
Aluna: Anna Caroline Castro Silva.
Professor: Tiago Lopes.
Curso: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.
Turma: 8795
Turno: Noturno.
TEMA:
- Computação Quântica e sua tendência.
Porto Velho, 4 de novembro de 2013.
A computação quântica é a ciência que estuda as aplicações das teorias e propriedades da mecânica quântica na Ciência da Computação. Dessa forma seu principal foco é o desenvolvimento do computador quântico.
Entretanto os computadores atuais possuem limitações, como por exemplo, na área de Inteligência Artificial (IA) onde não existem computadores com potência ou velocidade de processamento suficiente para suportar uma IA avançada. Dessa forma surgiu a necessidade da criação de um computador diferente dos usuais que resolvesse problemas de IA, ou outros como a fatoração de números primos muito grande, logaritmos discretos e simulação de problemas da Física Quântica.
A Lei de Moore afirma que a velocidade de um computador é dobrada a cada 18 meses. Assim sempre houve um crescimento constante na velocidade de processamento dos computadores. Entretanto essa evolução pode atingir certo limite, um ponto onde não será possível aumentar essa velocidade e então se fez necessário uma revolução significativa na computação para que este obstáculo fosse quebrado. E assim os estudos em Computação Quântica se tornaram muito importantes e a necessidade do desenvolvimento de uma máquina extremamente eficiente se torna maior a cada dia.
A Mecânica Quântica é considerada a mais bem sucedida teoria física. Pois desde a sua criação até os dias atuais, ela tem sido aplicada em diversos ramos, desde a física de partículas, atômica e molecular até a astrofísica e matéria condensada.
Na computação quântica a unidade de informação básica é o Bit quântico ou q-bit. O fato de a computação quântica ser tão poderosa está no fato de que além de assumir '0' ou '1' como na computação clássica, ela pode