Computação Quântica
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas
Sistemas de informação
Disciplina: Novas Tecnologias
Seminário I
Computação Quântica
Professor Ruy Barbosa
Daniel de Oliveira Rezende 11221642
Eduardo Antônio Lage 11211599
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo aborda conceitos sobre Computação Clássica e Computação Quântica. Faz uma análise dos computadores atuais, suas limitações e perspectivas para o futuro. São apresentados conceitos básicos sobre a Arquitetura de Von Neumann e a Computação Quântica. O objetivo é discutir a significância desses conceitos e as repercussões dos estudos em andamento na Ciência da Computação.
2. COMPUTAÇÃO CLÁSSICA
Os computadores atuais realizam diversas atividades que demandam enorme quantidade de processamento e tempo de execução. A busca pela redução do tempo de execução dessas atividades tem levado os pesquisadores a desenvolverem máquinas cada vez mais velozes. Entretanto, chegará um momento em que limites físicos impedirão a criação de dispositivos mais velozes.
Segundo as leis da física, existe um limite para a miniaturização de circuitos. No futuro, os transistores ficarão tão diminutos que os componentes de silício terão tamanho quase molecular. Em distâncias microscópicas, as leis da mecânica quântica entrarão em ação, fazendo com que os elétrons pulem de um ponto a outro sem cruzar o espaço que os separa, provocando inúmeros problemas.
Os computadores atuais são baseados na arquitetura de Von Neumann, matemático húngaro de origem judaica, naturalizado estadunidense. Von Neumann contribuiu para o desenvolvimento da teoria dos conjuntos, da análise funcional, da teoria ergódica, da mecânica quântica, da ciência da computação, da economia, da teoria dos jogos, da análise numérica, da hidrodinâmica das explosões, da estatística e de diversas áreas da Matemática. É considerado um dos mais importantes matemáticos do século XX.
Um computador baseado na