Computação quantica
Analise e desenvolvimento de Sistema
Hélio Maia Leite Júnior
Professor(a):Nilzarina Loyola
Computação Quântica
Fortaleza
2012
De modo geral e simplificado, a computação quântica nada mais é do que a aplicação das teorias e propriedades da mecânica quântica ao computador.
A história da computação quântica é inerente com a história da computação clássica. Após os grandes avanços do paradigma clássico de computação e a evolução dos transistores, aparentemente estamos chegando aos limites que esse paradigma pode nos fornecer. Dentro deste contexto a computação quântica nasce como o fruto dos esforços de inúmeros pesquisadores, como Richard Feynman. David Deutsch, Peter Shor e Lov Groover, dentre outros.
No CQ(computador quântico), o agente poderia entrar nos dois ramos sucessivos das bifurcações ao mesmo tempo, como se o original se dividisse em dois, e depois fizesse isso de novo nas bifurcações sucessivas. Obviamente em apenas uma tentativa, um dos “fantasmas” do agente original acabaria chegando à saída. E todos os caminhos teriam sido percorridos.
Enquanto a computação binária clássica opera com chaveamentos excludentes, tipo de sim ou não, ou um ou zero, a quântica usa agentes que podem estar nos dois estados ao mesmo tempo, uma das mais intrigantes propriedades da física quântica. “É como se você estivesse tentando sair de um labirinto e surgisse uma bifurcação à frente. No computador binário você só poderia entrar em uma porta de cada vez”, diz Tulio Duarte Christofoletti, cientista de computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. “Chegando a um fim sem saída, teria de voltar ao começo e repetir a operação, escolhendo as outras opções, uma de cada vez.”
A computação quântica trabalha com qubit, a unidade de informação com qualidades quânticas. Ao invés de tratar as informações de maneira isolada, o qubit integra as informações de todos os dados criando novas dimensões para o