COMPUTAÇÃO EM NUVENS
COMPUTAÇÃO EM NUVENS
TERESINA
2013
JAMES DA LUZ DIAS
COMPUTAÇÃO EM NUVENS
Resumo informativo/ descritivo apresentado como avaliação parcial da disciplina de Fundamentos da Informática, do _º período do Curso de Licenciatura Plena em do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.
Orientadora:Profª
TERESINA
2013
SUMÁRIO
Resumo informativo/ descritivo 03
REFERÊNCIA 07
COMPUTAÇÃO EM NUVENS
Atualmente é comum o armazenamento de arquivos e dados dos mais variados tipos e a utilizar aplicações de maneira on premise, isto é, instaladas em nos próprios computadores. A principal vantagem deste modelo está no fato de ser possível, na maioria das vezes, utilizar as aplicações mesmo sem acesso à internet ou à rede. Melhor dizendo, é possível usar estes recursos de maneira off-line. Entretanto, todos os dados gerados estão restritos a este computador, exceto quando compartilhados em rede caracterizando o uso da computação em nuvem.
Figura A: Como a computação em nuvens funciona1
Quando se fala em computação nas nuvens, fala-se na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Quer dizer, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.
Uma vez devidamente conectado ao serviço online, é possível desfrutar suas ferramentas e salvar todo o trabalho que for feito para acessá-lo depois de qualquer lugar — é justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.
Basta pensar que, a partir de uma conexão com a internet, você pode acessar um servidor