Computação em nuvem
O modelo de computação em nuvem refere-se à utilização de aplicações e serviços através de computadores, pdas, servidores, entre outros que estão compartilhados e interligados por meio da Internet independente da plataforma.
O usuário poderá acessar de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, programas, arquivos, informações etc., independentemente da plataforma, não sendo necessário ter os aplicativos armazenados em seu computador, é necessário somente uma interface com a Internet. Estas informaçoes ficam armazenadas em servidores de grandes empresas como Google.
Segue exemplo de Computação em Nuvem 2) Qual a vantagem para o empresário? (Capex vsOpex)
O modelo possibilita o pagamento somente dos recursos necessários para o negócio, reduzindo assim o CAPEX. Do ponto de vista do OPEX existe a redução do custo da manutenção dos equipamentos e um maior flexibilidade para negociar a despesa de aluguel, já que existe a possibilidade de customizar os serviços adquiridos.
3) Como funcionam os modelos de serviço IaaS, PaaS, SaaS? Dê exemplo de cada um.
IaaS – Infrastrutucture as a Service (Infraestrutura como Serviço): Neste modelo é oferecido a infraestrutura como serviço, onde pode-se contratar servidores virtuais e/ou outros dispositivos de infraestrutura. A cobrança é feita através de alguns fatores como quantidade de servidores, volume de dados trafegados.
PaaS – Platform as a Service ( Plataforma como Serviço): Modelo intermediário onde pode utilizar softwares de forma mais flexível e é possível desenvolver aplicações utilizando a infraestrutura necessária. É uma solução interessante, pois poderá implementar um determinado recuros personalizado que não pode ser implantada em um software fornecido no modelo SaaS.
SaaS – Software as a Service (Software como Serviço): É um modelo onde a aquisição e/ou utilização de um software não está relacionado a compra de licenças, ou seja, você utiliza algum