Computação de Alto desempenho
Sistemas Operacionais II
Computação de Alto Desempenho
Alunos:
Leandro Carneiro
André Lapa
Recife
2014
Computação de alto Desempenho
A computação de alto desempenho baseia-se no conceito de agrupamento, onde vários processadores, conectados através de diversos meios de comunicação físicos e lógicos, operam em conjunto, como se fossem uma única máquina. Esta técnica diminui consideravelmente os tempos de processamento, permitindo que cientistas e pesquisadores tratem de problemas em escalas maiores, o que não seria possível pelos métodos da computação convencional.
Introdução
Atualmente pode-se observar um grande numero de aplicações que exigem cada vez mais uma grande quantidade de processamento de dados, aplicações de mapeamento genético, computação gráfica, previsões metrológicas e até mesmo programas que exigem um grande numero de variáveis de entrada.
Para solucionar essa demanda por poder computacional foram criados os supercomputadores Os supercomputadores que são sistemas fortemente acoplados possuem um custo elevado e, portanto não é usual a sua implementação em termos de custo. Uma alternativa viável para essa demanda é a utilização de cluster, também conhecido como sistema fracamente acoplado.
No inicio dos anos 70, ainda quando os computadores começaram a se comunicar por uma rede, já se falava em agregar recursos computacionais não utilizados. Um par de programas, conhecidos como Creeper e Reaper-ran são utilizados pela ARPAnet ( Advanced Research Projects Agency Network do departamento de Defesa dos Estados Unidos, foi a primeira rede operacional de computadores à base de comutação de pacotes, e o precursor da Internet.) em um conjunto de experimentos voltados para a computação distribuída.
Em 1973 a PARC (Palo Alto Research Center, foi uma importante divisão de pesquisa da Xerox Corporation), instala a primeira rede Ethernet. O objetivo da rede era prover uma