hpc hight performance computing
1404 palavras
6 páginas
High Performance ComputingTeoria: É uma tecnologia composta por sistemas de hardware ferramentas de software e sistemas aplicativos empregados no processamento de aplicações no negócio, pesquisa e desenvolvimento que necessitam de alto desempenho, lidam com volume de dados significativos e requerem operação interativa através de uma rede geograficamente dispersa.
Historia
Desdea construção dos primeiros computadores programáveis até a década de 1990 toda ideia inteligente de como fazer uma maquina poderosa era bem vinda. Nessa época a computação era uma forma de estratégia usada durante a segunda guerra mundial até a guerra fria. Era importante para qualquer programa de armas nucleares modernas sendo assim dando vantagem na corrida armamentista. Mas eles eram usados também em muitos outros sistemas industriais como na prospecção de petróleo e química, medicina, aeronáutica, automóvel e engenharia civil.
Com o fim da guerra a procura de supercomputadores foi removida, com as novas tendências tecnológicas e econômicas aumentaram os problemas dos produtores de HPC. Em 1970 surgiram os microprocessadores como dispositivos que permitia colocar um computador programável em um único pedaço de silício fazendo assim em comparação com o produto antigo tornar realidade a famosa lei de Moore, com o tempo os projetista aprimoram seus conhecimentos através dos truques usados por projetistas de computadores mainframe e supercomputadores numéricos que era usado no passado: hierarquias de armazenamento, previsão de desvio (branch prediction), processamento de SIMD e execução especulativa. Por volta de 1998 a CPU de uma maquina Windows de alto desempenho rodava em uma clock mais rápido do que o melhor supercomputador Clay de 1994.
A computação de alto desempenho (HPC) foi revolucionada por uma abordagem de tecnologia de organização por clusters bastante nova. Antes dos clusters, HPC era dominada por grandes sistemas centralizados. Nessa configuração, todos os usuários