Cluster
José Luís Zem
Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP jlzem@unimep.br Resumo – A tecnologia de Cluster de Computadores tem conquistado espaço nos últimos anos em decorrência da queda nos custos dos computadores de uso geral, normalmente utilizados em suas configurações, e também pela facilidade de implementação, tanto do ponto de vista de hardware, de software e de serviços. Desta maneira, está se tornando comum a utilização desta modalidade de ambiente computacional nas mais variadas instituições, sejam empresas, centros de pesquisas ou unidades de ensino e de negócios. Este artigo descreve a experiência adquirida no projeto, implementação, configuração e uso de um ambiente deste tipo em uma universidade, porém pode ser aplicada em outras situações. No experimento relatado aqui, construiu-se um cluster de balanceamento de carga com características de alta disponibilidade e de alto poder de computação com o objetivo de disponibilizar alguns serviços específicos.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, muitas aplicações necessitam de um poder computacional maior do que aquele fornecido pelos computadores convencionais. Uma forma de superar esta limitação reside em aumentar a velocidade dos processadores e demais componentes do sistema a fim de atender essa demanda pelo poder computacional, porém esta alternativa pode encontrar problemas no futuro, tais como a velocidade da luz, leis da termodinâmica ou ainda os altos custos para a fabricação de processadores [1] [2].
Uma solução viável e de custo aceitável para a questão levantada no parágrafo anterior seria a de conectar múltiplos processadores/computadores e de coordenar seus esforços computacionais. O sistema resultante dessa junção é conhecido como computador paralelo e o mesmo permite o compartilhamento de uma tarefa computacional através de um ou múltiplos processadores/computadores [1] [3], explorando as características do paralelismo físico e lógico.