Computador
O sistema de emissão dupla, sem ser em simulcasting, com programações distintas, que o HD está a explorar, teve neste relato de 1995 de Ricardo Haye, o seu antecedente (aqui através de uma onda subportadora, no HD numa emissão digital):
"Esta alternativa [doble emisión a travésde un mismo canal] la vimos aplicada con gran utilidad en una pequena emisora integrante del sistema público estadounidense en la ciudad de Phoenix, Arizona. La señal principal está íntegramente dedicada a la difusión de noticias y música de jazz. Una subportadora fue cedida a una institución de ciegos que la utiliza para brindar servicios al público no vidente. Son audiciones de lectura de diarios, libros, comentarios, entrevistas, dirigidas a un público específico. La institución posee sus propios estudios y emplea invidentes para muchas tareas, entre ellas las de operador de control. Complementariarnente, entrega en forma gratuita a quienes lo soliciten un receptor de sintonía fija, única forma de acceder a esta propuesta". ara: navegação, pesquisa
Disco rígido moderno aberto.
Disco rígido ou disco duro, popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (termo em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados.[1] O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa.[2] Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Existem vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS.
Índice
• 1