Computador Qu Ntico
Pesquisa sobre:
Computadores Quânticos.
Paranavaí
2015
Definição:
Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculos fazendo uso direto de propriedades da mecânica quântica, tais como sobreposição e interferência e processam informações a partir do comportamento físico de partículas quânticas, como fótons e elétrons.
Q-bits:
Como computadores tradicionais obedecem à física clássica, seus circuitos só exibem um estado de cada vez: cada um dos milhões de transístores em um chip armazena somente “1” ou “0” e isso define sua unidade básica de informação, o “bit”. Já no mundo quântico, as partículas são capazes de exibir mais de um estado por vez: podem representar “1” ou “0” e também os dois simultaneamente, o que os cientistas chamam de superposição. Sua unidade básica de informação é chamada de q-bit e tem potencial para guardar muito mais informação que o bit.
Superposição:
É difícil imaginar que alguma coisa possa estar em vários estados ao mesmo tempo, mas quando se trata de partículas tão pequenas quanto os fótons, prótons e nêutrons, isto é muito mais comum do que se pode imaginar. O mais interessante é que, além de assumir vários estados ao mesmo tempo, as partículas podem, em teoria, estar em diferentes tempos também (presente, passado e futuro).
Existe uma metáfora, chamada o gato de Schrödinger, que ajuda a compreender um pouco melhor este assunto. Ela diz que, se um gato está dentro de uma caixa, ele possui 50% de chances de estar morto e 50% de chances de estar vivo. De acordo com a mecânica quântica, até que a caixa seja aberta e o gato seja observado, ele está morto e vivo ao mesmo tempo.
O ato de observar faz com que as partículas entrem em “colapso” e assumam um de seus estados apenas, e não ambos. Por exemplo, no momento em que a caixa citada acima é aberta e o gato observado, ele irá assumir um de seus estados apenas (vivo ou morto). Ou seja, enquanto a