Compromisso com o ensino
Definições do Ensinar:
O ensino é um jogo de ‘praticas aninhadas’, onde fatores históricos, culturais, sociais e trabalhos tomam parte, juntos com os indivíduos.
Ensinar é intercambiar, compartilhar, confrontar, debater ideias e mediante estas atividades o sujeito transcende seus conhecimentos adquiridos, gerando novas estruturas mentais, ou seja, aprende.
O que impulsiona o ensino: É a contradição entre as atividades teóricas e praticas resultantes dos processos de ensinar, pesquisar, aprender, avaliar e o nível de conhecimento mediante a aprendizagem do aluno.
Três características básicas do ensino:
1° O ensino exige apreensão da realidade. Tratar o fenômeno do ensino como uma totalidade concreta, buscar suas determinações, pensa-lo em conexão com outras praticas sociais é o que se procura fazer, do ponto de vista de uma concepção critica do trabalho da didática. 2° Baseia-se na ideia do ensino como processo que se articula a aprendizagem. É uma ação consecutiva de aprendizagem. Nesse sentido, é impossível falar de ensino desvinculado da aprendizagem.
3° Diz respeito a visão de ensino como pratica social especifica que determina o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos, sujeitos da aprendizagem.
Formas de ensino
Ensinar a aprender: É uma relação caracterizada pela unidade dialética do papel orientador e direcionador do professor e a auto-atividade do aluno. Ensinar a aprender é não apenas mostrar os caminhos, mas também Orientar o aluno para que desenvolva uma atividade critica que lhe permita compreender o mundo que o rodeia. Significa estimular a criatividade, o espirito investigativo, a curiosidade. É orientado para tomar a pesquisa como instrumento de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Ensino com pesquisa aponta para o verdadeiro domínio dos instrumentos nos quais cada profissão se expressa, em seu próprio processo evolutivo. Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Significa compreender