Resenha: Planejamento da Ação Docente no Ensino Superior: Participação e Compromisso.
RANGEL, Mary; PINTO, Luciano A. M. Planejamento da Ação Docente no Ensino Superior: Participação e Compromisso.
Mary Rangel, doutora em Educação e Pós-Doutorado na área de Psicologia Social. Professora Titular da área de ensino-aprendizagem, na UERJ. Assessora Pedagógica do La Salle Instituto Abel e Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Graduação na UNILASALLE-RJ. Luciano A. M. Pinto, Mestre em Medicina. Doutorando em Ciências Médicas do PGCM/UERJ, com pesquisa na linha de Educação em Saúde. Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Este trabalho aborda um tema de grande destaque no cenário do planejamento da ação docente no ensino superior, desencadeando um estudo teórico dos Planos e Projetos sob um estilo ensaístico. Este assunto é explorado de maneira lógica e sustentada em teorias de diversos autores e destinada aos partícipes da comunidade acadêmica. Sendo este tema muito importante para a política do ensino superior, poderá ser apreciada também pelos pesquisadores e alunos de extensão.
Burke (1987), reafirma a importância do ensaio e seus expressivos subsídios à produção, teórica e logicamente sustentada, de conhecimento.
De forma bastante expressiva, os autores concluem finalmente com o destaque da compreensão da abrangência do planejamento da ação docente no ensino superior voltado diretamente para a abrangência de sua ação nos aspectos do trabalho e compromisso social característicos da identidade e proposta institucional. Enfatizam o processo participativo característico da construção coletiva dos Planos e Projetos que é uma ação significativa da docência, que uma vez integrada, se favorece em todos os níveis e tipos de planos priorizando a participação coletiva. Tal integração é bastante visível e evidenciado no Projeto Político-Pedagógico que aproxima as ações. Deve-se considerar o projeto