Mapa de risco em um consultório odontológico
O ambiente de trabalho, suas instalações e equipamentos associados ao tipo de atividade desenvolvida, no caso, o controle e prevenção de doenças, expõem o profissional de saúde a manifestações patológicas do tipo infectocontagiosas como hepatite, herpes e AIDS; ou crônico-degenerativas, decorrentes de efeitos cumulativos, como hidrargíria, postura corporal inadequada, doença óssea relacionada ao trabalho (DORT) e efeitos da radiação ionizante. A prevenção dos riscos ocupacionais é essencial ao bom desempenho profissional e está diretamente relacionada à qualidade do trabalho desenvolvido.
O mapa de risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, originados nos elementos do seu próprio processo (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços físicos) e na sua forma de organização (arranjo físico, ritmo e método, postura, jornada e turnos, treinamento etc.).
QUADRO 2.1 - CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS
Classificação Denominação Identificação Exemplos
GRUPO 1: Físicos - Cor Verde - Ruído, calor, frio, pressões anormais, umidade, radiações ionizantes e não ionizantes, vibrações, etc.
GRUPO 2: Químicos - Cor Vermelha – Poeira, fungos, gases, vapores, névoa, etc.
GRUPO 3: Biológicos - Cor Marrom - Fungos, vírus, parasitas, bactérias, protozoários, insetos, etc.
GRUPO 4: Ergonômicos - Cor Amarela - Posturas inadequadas, monotonia, repetitividade, excessos no esforço, no ritmo e de horas extras, etc.
GRUPO 5: Acidentes - Cor Azul - Arranjo físico, iluminação inadequada, instalações elétricas, máquinas e equipamentos inadequados e/ou sem