biologia
Marabá 28/08/13
Introdução
O câncer é uma patologia de etiologia multifatorial, resultante, principalmente, de alterações genéticas, câncer é o nome dado a um conjunto de mais de cem doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos.
Desenvolvimento
Câncer de pele
A camada mais externa da pele, a epiderme, é composta por diferentes tipos de células. Os cânceres de pele são classificados de acordo com o tipo de células epidérmicos.
Características
O melanoma ocorre nos melancólicos e é menos comum do que o carcinoma basocelular e o carcinoma de células escamosas, porém, é o tipo mais perigoso. É a principal causa de morte decorrente de doenças de pele. O câncer de pele pode ser classificado como melanoma ou não melanoma. O carcinoma basocelular e o carcinoma de células escamosas são os cânceres de pele não melanoma mais comum.
Tratamento
As opções terapêuticas são a radioterapia, quimioterapia, cirurgia, crioterápica, curetagem e eletro dissecção. Casos menos graves são inicialmente tratados com quimioterapia tópica, que consiste no uso de cremes e pomadas que combatem a diferenciação celular e promovem a regeneração tecidual, associado ao uso de medicamentos.
Causas
Uma das principais razões para o desenvolvimento do câncer de pele é o dano ao DNA, a molécula que controla e direciona cada célula no corpo. Dano ao DNA é uma das formas pelas quais a célula perde controle sobre o crescimento e fica cancerosa. Mutações no DNA também podem ser herdadas. Exposição excessiva à luz ultravioleta pode danificar o DNA nas células da pele e aumentar o risco da pessoa ao câncer de pele do tipo melanoma e não melanoma.
Câncer de pulmão
O câncer de pulmão é um tumor maligno que geralmente se origina nas células que recobrem os brônquios. É produzido