Compressão
Execução do ensaio: Segundo a NBR 6461/1983 “Bloco cerâmico para alvenaria, verificação da resistência à compressão”, os corpos-de-prova devem ser preparados da seguinte maneira:
a) Cobrir com pasta de cimento uma placa de metal ou de vidro recoberta com uma folha de papel umedecida ou uma leve camada de óleo;
b) Aplicar a face destinada ao assentamento sobre essa pasta, exercendo sobre o bloco uma pressão manual suficiente para fazer refluir a pasta interposta, de modo a reduzir a sua espessura a cerca de 2 ou 3 mm; logo que a pasta esteja endurecida, retirar com espátula as rebarbas existentes;
c) Passar em seguida à regularização da face oposta;
d) Após o endurecimento das camadas da pasta, numerar e imergir os corpos-de-prova em água potável durante 24h.
Blocos utilizados:
Para a realização deste ensaio foram utilizados blocos de vedação comum – classe 10, com as dimensões de 9x14x19 (largura X altura X comprimento).
Resultados obtidos com o ensaio:
BLOCO
RESISTÊNCIA (Mpa)
1
1,45
2
1,53
3
1,56
4
1,45
5
1,32
6
1,26
Relação de aceitação:
Segundo a NBR 7171/1992 “Bloco cerâmico para alvenaria”, o bloco de vedação comum (classe 10) para ser aceito na inspeção deve resistir a uma compressão na área bruta de no mínimo de 1,0 Mpa.
Conclusão:
Tendo em vista os resultados obtidos com o ensaio de resistência à compressão, realizado no laboratório de concreto e argamassa da Universidade Católica do Paraná, a amostra de blocos foi aceita.
ABSORÇÃO DE ÁGUA
Para a realização do ensaio de absorção de água nos blocos cerâmicos, foram utilizadas duas amostras. Sendo blocos cerâmicos comuns de vedação, com as dimensões de (9x14x19).
O ensaio se realizou da seguinte maneira:
1) As duas amostras de bloco cerâmico foram colocadas em estufa para secagem. Após o material estar completamente seco foi coletado a sua massa inicial.
2) Após a coleta da massa inicial os corpos de prova foram imergidos em água,