Compressão
Um dos ensaios mecânicos realizado em materiais, para conhecer o seu comportamento e suas propriedades em determinadas situações, é o teste de compressão, em que se avalia como o material reage quando pressionado. Este teste é usualmente aplicado em concreto, cerâmicas, plásticos e compósitos. Para os metais é menos utilizado devido aos vários problemas envolvidos nos ensaios.
Materiais Dúcteis
Um material dúctil é aquele que pode ser alongado, flexionado ou torcido, sem se romper. Ele admite deformação plástica permanente, após a deformação elástica. Qualquer material que possa ser submetido a grandes deformações antes da ruptura é chamado de material dúctil.
Materiais Frágeis
Os materiais que apresentam pouco ou nenhum escoamento são chamados de materiais frágeis. Um material frágil rompe-se facilmente, ainda na fase elástica. Para estes materiais o domínio plástico é praticamente inexistente, indicando sua pouca capacidade de absorver deformações permanentes.
Curvas Tensão X Deformação
Definição
De modo geral, podemos dizer que o ensaio de compressão é um esforço axial, que tende a provocar um encurtamento ou ruptura do corpo submetido a este esforço. Com isso, ocorre um aumento da seção transversal do CP (material dúctil) a este mesmo eixo, quando a deformação da peça nesta direção é permitida, pois deve-se considerar que teoriamente, neste caso, seu volume permanece constante.
Um exemplo característico de objeto submetido a esforços de compressão são as colunas dos prédios, que recebem, com a mesma direção de seu eixo, as cargas acima delas.
Conceito
De modo geral, podemos dizer que o ensaio de compressão é um esforço axial, que tende a provocar um encurtamento ou ruptura do corpo submetido a este esforço.
Descrição do Ensaio
No teste de compressão o corpo de prova é testado pela aplicação de uma carga axial compressiva, e construído o diagrama tensão–deformação, semelhantemente ao procedimento do ensaio de