compressão
Engenharia Civil, 3º semestre, Turma B
Jéssica Fagundes Lima; Lívia Pereira de Oliveira
Professor: Cícero Bastos Disciplina: Tecnologia e Mecânica dos Materiais
Resumo: Para que se possa prever o comportamento do material em condições de trabalho para um certo fim, é imprescindível que tenha em mãos os parâmetros de comportamento, determinados através de ensaios mecânicos. Neste relatório serão descritos os procedimentos no ensaio de compressão feito no corpo de prova cerâmico e no corpo de prova de bambu.
Palavras-chave: Ensaios Mecânicos; Compressão; Corpo de prova.
1. Introdução
O ensaio de compressão consiste numa aplicação lenta e crescente de uma força de compressão, em uma amostra padronizada, até a sua ruptura. O corpo de prova geralmente é colocado dentro de uma gaiola de proteção, para que fragmentos do mesmo não escapem para as adjacências do local de ensaio. Durante o ensaio podem ser anotados os alongamentos sofridos pela amostra, correspondente às forças aplicadas
2. Experimento
Para iniciar o experimento, foi colocado o corpo de prova de bambu na máquina de ensaios universal, e logo após, foi aplicada uma força sobre esse corpo de prova até o momento em que esse corpo passasse de sua tensão máxima admissível e rompesse. O mesmo foi feito com o corpo de prova cerâmico, aplicando sobre ele uma força até o seu rompimento. Para essa prática, todos utilizaram EPI’s como jaleco, calça, sapato fechado e óculos de proteção, afim de manter a integridade dos alunos.
[pic]
Fig. 1. Máquina de ensaios universal, juntamente com o computador que identifica o momento exato da tensão máxima e faz a curva de resistência.
3. Resultados E DISCUSSÃO
Com o primeiro corpo de prova – bambu – notamos que a sua tensão máxima de 7,8 KN e o primeiro corpo de prova – Cerâmico – sua tensão máxima foi de 5,5 KN. Como mostra a tabela abaixo.
Tabela 1: Resultados do teste de compressão nos corpos de prova.
|CORPO DE PROVA