compressão axial ou paralela as fibras
Compressão axial ou paralela as fibras
Acadêmica: Patrícia Da Silva Nolasco Semestre: 5° 2012/01
Prof. Dr. Darci Alberto Gatto
Rafael Beltrame
Pelotas 06 de Junho de 2012
Introdução:
Compressão paralela às fibras ou compressão axial, é avaliada com a aplicação de uma carga no sentido das fibras da madeira, com velocidade controlada, até a sua ruptura. Da mesma forma que para a determinação da flexão estática, na avaliação da compressão axial é usual a determinação do limite de elasticidade, para cálculo do módulo de elasticidade ao esforço a compressão paralela às fibras. Quando a peça é solicitada por compressão paralela às fibras, as forças agem paralelamente à direção dos 25elementos anatômicos responsáveis pela resistência, o que confere grande resistência à madeira.
Para a determinação do módulo de elasticidade e da resistência máxima à compressão axial, ou compressão paralela às fibras, utiliza-se da tabela carga de formação ou do gráfico confeccionado com estes valores para a determinação do limite de proporcionalidade, da deformação e da carga aplicada correspondente. No gráfico pode ocorrer 6 tipos de rupturas: Amassamento; Rachadura lateral; Cisalhamento; Rachadura longitudinal; Amassamento e cisalhamento paralelo a grã e Deslizamento na forma de vassoura. Neste experimento utilizou duas espécies diferentes de Eucalipto, o eucalipto grandis e o eucalipto cloeziana.
Materiais e métodos:
Os materiais utilizados foram dois corpos de prova, o eucalipto grandis e o eucalipto cloeziana, com maquina Emic DL30000N norma do teste ASTM D 143-94 COPANT 30:1-008, escala 30 ton, velocidade do ensaio de 0.6