Madeiras na Construção Civil
Campus Uruaçu
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO CIVIL II –
Nota de Aula
Assunto: Madeira
Nada mais oportuno do que apresenta-la como um material excepcional e como matéria prima industrial de múltiplo aproveitamento, que acompanham e sustentam a civilização desde seus primórdios. Utilizada com frequência para múltiplas finalidades.
Na construção civil destaca-se:
na solução de problemas relativos a coberturas (residenciais, comerciais, industriais, rurais); cimbramento (para estruturas de concreto)
transposição de obstáculos (pontes, viadutos, passarelas)
armazenamento (silos verticais e horizontais)
linhas de transmissão (energia elétrica, telefonia)
obras portuárias e outras
Muito usado na fabricação de componentes para a edificação, como painéis divisórios, portas, caixilhos, lambris, forros, pisos.
Na indústria moveleira, indústria de embalagens e produtos derivados (chapas de diferentes características) Uso para meios de transporte:
Barcos;
Carrocerias;
Vagões de trem;
Dormentes.
Instrumentos musicais, artigos esportivos, brinquedos, fósforo, lápis, papel, etc.
E principalmente na fabricação de papel.
Emprego crescente apesar de alguns preconceitos inerentes à madeira
Insuficiente divulgação das informações tecnológicas já disponíveis acerca de seu comportamento sob diferentes condições de serviço;
Falta de projetos específicos desenvolvidos por profissionais habilitados.
(estruturas de madeira concebidas por oficiais carpinteiros, bem intencionados, mas não preparados para essa tarefa. Marcenarias que trabalham com equipamentos ultrapassados e mão de obra pouco qualificada, prejudicando os produtos finais) mentalidade destorcida por parte dos usuários. Estruturas e moveis sem projetos, sem levar em conta as características do material.
Idéias errôneas são divulgadas que associam o uso da madeira à devastação das florestas, fazendo parecer que