Compras
Comprar significa procurar e providenciar a entrega de materiais, suprimentos e máquinas, dentro da qualidade especificada e no prazo pedido a um preço justo, para a manutenção, a expansão e o funcionamento da organização.
Hoje, comprar em uma empresa é bem mais do que simplesmente suprir a organização de materiais. Comprar adquire uma função estratégica em logística. A partir de uma visão sistêmica, compras passam a ser denominada gerenciamento de suprimentos e seu principal foco passa a ser o processo na cadeia de suprimentos e não mais as transações com fornecedores. Hoje a área de compras não trabalha sozinha. Ela influencia e é influenciada diretamente por todas as áreas da organização.
4. SISTEMAS DE COMPRAS
A atividade de compras pode ser definida como a aquisição onerosa de uma coisa ou de um direito, pelo qual se paga determinado preço. As atividades relacionadas a compras envolvem uma série de fatores como seleção de fornecedores, qualificação dos serviços, determinação de prazo de vendas, previsão de preços, serviços e mudanças na demanda.
A gestão de compras é uma atividade fundamental para o bom gerenciamento das empresas e que influencia diretamente nos seus estoques e no relacionamento com os clientes, estando também relacionadas à competitividade e ao sucesso da organização.
Para poder formar conceitos de controles internos é preciso analisar os processos e rotinas que formam o conceito de autoridades e responsabilidades das compras dentro das estruturas da empresa.
O sistema de compras tem por objetivo facilitar a gestão de compras através da informatização e padronização dos processos de compras, desde a requisição de compras, aprovação da compra, emissão do pedido de compra, controle de recebimento dos materiais e serviços, Entrada no Estoque (Almoxarifado) e lançamentos no sistema financeiro (contas a pagar).
• Características de um Sistema de Compras Número de