Compras
São muitos personagens que fazem parte do universo de um restaurante. Chefs de cozinha, cozinheiros, auxiliares, garçons, recepcionistas, gerentes, e por aí vai.
Um desses personagens, que por muitas vezes passa despercebido é o departamento de compras, que tem grande importância no andamento do restaurante. Depende desse profissional, e de sua equipe, as negociações com os melhores fornecedores, as indicações de produtos de temporada, e claro, matéria prima de qualidade. Pois sem isso, não existe chef de cozinha que consiga fazer milagres e agradar o tão e cada vez mais exigente público consumidor.
Seja grande ou pequeno, francês ou baiano, o restaurante necessita de alguém que cuide de todo o processo de compras, que começa logo na negociação com fornecedores e vai até o produto final, pois a qualidade depende muito da matéria prima adquirida pela equipe de compras.
Uma das principais características que o comprador deve ter são conhecimento e contatos na área, pois um bom profissional conhece muito bem os fornecedores, e também está sempre atento aos novos. Ele não pode se acomodar, e é claro precisa estar sempre atualizado com o que acontece no mercado,
É preciso ressaltar também, a importância da relação entre todos: equipe de compras, cozinha, e direção do restaurante, e até o próprio consumidor.
O setor de comprar precisa ficar atento em todos pontos do restaurante. Saber o que acontece na cozinha, saber se a qualidade dos produtos adquiridos é boa, e claro, saber se o cliente apreciou e aprovou o cardápio elaborado à partir dos produtos comercializados pelos fornecedores.
Pró-atividade e poder de comunicação
Ter iniciativa é uma qualidade muito valorizada nos profissionais de hoje. Isso em todas as áreas do mercado de trabalho. Mas para quem atua, ou pretende atuar no setor de compras de um restaurante, essa qualidade é essencial.
O bom comprador está sempre um passo a frente dos acontecimentos. Está