Compras
No setor de compras existe um universo muito complexo e de extrema importância dentro da organização. Que é de garantir o funcionamento da mesma, com as aquisições de matérias primas, insumos e serviços, visando sempre a maior economia e potencializando o maior lucro. Hoje a função de compras é vista como parte do processo de logística das empresas, ou seja, como parte integrante da cadeia de suprimentos.
A previsão das necessidades de suprimentos é considerada um dos parâmetros mais importantes para um bom funcionamento da seção de compras e assim, para o alcance de todos objetivos. A insistência na informação de quantidades, das qualidades e prazos é necessária para a operação da fábrica. Por meio dessas informações são fornecidos os métodos eficientes para que o comprador efetue seu trabalho, responsabilizando-se os setores de compras e produção dispor de tempo preciso para negociar, produzir e entregar os produtos requeridos no prazo determinado.
1 Definição
A função compras tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, saber a quantidade precisa, satisfazê-las no momento certo, verificar se recebeu corretamente o que foi comprado e prover um armazenamento. Compra é, portanto uma função essencial no Departamento de Suprimentos e Materiais. Função de compras assume um papel verdadeiramente estratégico nos negócios do volume de recursos, principalmente financeiro, envolvidos, deixando cada vez mais para trás a visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesas e não um centro lucrativo. É fácil de perceber que mesmo pequenos ganhos decorrentes de melhor produtividade na função têm grande repercussão no lucro. Por isso e por outros fatores, como a reestruturação pela qual passaram as empresas nos últimos anos, evolução da tecnologia e novos relacionamentos com fornecedores, cresce cada vez mais a importância das pessoas que trabalham nesta área; conhecida por vários