Compostagem
ANDRE BATISTA, EDILEUZA COURA, JAYNE LINA, LAIS OLIVEIRA, MICHELE CORDEIRO, RAMILE BARRETO, VERÔNICA BATISTA
COMPOSTAGEM ORGÂNICA
Salvador/BA
2014
ANDRE BATISTA, EDILEUZA COURA, JAYNE LINA, LAIS OLIVEIRA, MICHELE CORDEIRO, RAMILE BARRETO, VERÔNICA BATISTA
COMPOSTAGEM ORGÂNICA
Pré-projeto apresentado para o Projeto Integrador como requisito básico para a apresentação do mesmo no Curso de Engenharia Ambiental.
Orientador (a): Aldenor Santos
Salvador/BA
2014
É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve. Victor Hugo
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Tendo em vista a problemática da grande quantidade de resíduos sólidos produzido especialmente pelas áreas urbanas, a compostagem orgânica pode ser um dos mecanismo de solução e/ou minimização a partir da geração dos resíduos orgânicos de diferentes modalidades naturais.
A compostagem orgânica é um processo biológico de decomposição e reciclagem da matéria orgânica contida em restos de animais ou vegetais, formando um adubo, propiciando um destino útil para os resíduos orgânicos e consequentemente quando adicionado em solo, melhora as características físicas, físico-químicas e biológicas do mesmo, adequando melhor eficiência para o desenvolvimento de plantas.
O processo de compostagem é uma forma eficaz e econômica de tratar os resíduos orgânicos, reduzindo seu volume e estabilizando a matéria orgânica, dando-lhe um destino útil e evitando a sua acumulação em aterros (Herbets et al., 2005; Kiehl, 1985).
Utilizando o composto orgânica nos sistema