Compostagem
Instituto Santo Antonio
SUMÁRIO:
1- Compostagem 3 1.1 - Compostagem em locais pequenos: 6 1.1.1 – Compostagem em garrafa pet – passo a passo 6 1.1.2 Compostagem em locais pequenos: 13
2 – Espiral de ervas 16
3 – Canteiro suspenso 17
4 – Minhocario na pet 18
4.2 – Confecção de um minhocario 19
1- Compostagem
A COMPOSTAGEM É UMA PRÁTICA QUE TRANSFORMA O LIXO ORGÂNICO EM ADUBO. QUANDO COMPOSTAMOS NOSSO LIXO ORGÂNICO, REDUZIMOS O TAMANHO DOS LIXÕES DA CIDADE E TAMBÉM NOSSAS DESPESAS COM ADUBO ORGÂNICO OU HÚMUS.
Objetivos
- Identificar a problemática do lixo.
- Analisar a situação do lixo no Brasil.
- Resgatar as cores utilizadas na coleta seletiva.
- Aprender que o lixo orgânico pode ser decomposto, gerando adubo.
- Conhecer a importância do ciclo de nutrientes.
- Conhecer o processo de compostagem e suas vantagens.
- Estabelecer a relação entre a compostagem e sua importância para o ambiente, despertando a consciência ecológica nos alunos.
Comentários
A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam matéria orgânica - como estrume, folhas, papel e cascas de frutas - num material semelhante ao solo, ao qual damos o nome de composto e que pode ser utilizado como adubo.
As vantagens da compostagem são: reaproveitamento de resíduos orgânicos, diminuindo o impacto nos aterros sanitários; produção de um adubo ecologicamente correto; maior aeração do solo (é a troca de gases entre o solo e a atmosfera), com infiltração de água e crescimento de raízes, evitando assim a erosão (destruição do solo e das rochas e seu transporte, em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo).
O uso do composto diminui a utilização em larga escala de adubos químicos, que comprometem a qualidade do solo, empobrecendo e desequilibrando a microbiologia, o que pode provocar um aumento no número de pragas e doenças.