Compostagem
A compostagem é um processo de decomposição da matéria orgânica (resíduos provenientes do jardim e cozinha) por ação dos microrganismos produz um material estável, higienizado, chamado composto que é benéfico para os solos e no crescimento das plantas.
O que são Resíduos Orgânicos
Os resíduos orgânicos constituem aproximadamente 30% de todos os resíduos sólidos urbanos produzidos diariamente, podendo uma grande percentagem ser valorizada através da compostagem.
São essencialmente constituídos por restos de alimentos (vegetais, cascas de frutas) e resíduos de jardins (relva, folhas secas) que, caso não sejam tratados ou geridos de forma correta, podem constituir um problema de higiene e saúde pública. Assim, aquilo que inicialmente poderia ser considerado um problema, através da compostagem transformou-se numa ótima solução de gestão de resíduos.
Vantagens da Compostagem
* Transformar os materiais biodegradáveis orgânicos em material estável biologicamente; * Reduzir a quantidade dos resíduos a depositar em aterro; * Diminuir os custos ambientais e económicos decorrentes da deposição de resíduos urbanos biodegradáveis em aterro; * Tornar possível cumprir o tempo de vida útil previsto para os aterros; * Melhorar a fertilidade do solo em que é aplicado; * Destruir organismos indesejáveis, presentes nos resíduos sólidos, como patogénicos e sementes de ervas daninhas; * Reter o máximo de nutrientes (azoto, fósforo e potássio); * Originar um material rico em nutrientes, a usar como promotor do crescimento das plantas e corretor do solo, reduzindo o recurso ao uso de fertilizantes químicos, que ao contrário do composto, disponibilizam os nutrientes de forma quase instantânea e não adaptada às necessidades nutricionais das plantas.
Compostor
O compostor é o recipiente usado para fazer a compostagem. De um modo geral, o compostor deve ter características que permitam a fácil colocação do material