Análise das políticas econômicas do brasil
O Brasil é um país em desenvolvimento que vem ganhando muita visibilidade na economia mundial pelo seu papel importante no comércio internacional. Fazendo-se valer das políticas fiscais, comércio exterior e monetárias o país busca otimizar o seu sistema financeiro contendo assim eventuais vazamentos.
No período analisado nesta pesquisa acadêmica (2001-2010) o Brasil implementou políticas recessivas visando a expansão do consumo interno e assim estimulando a economia nacional e sem prejudicar o saldo da balança comercial. Este tipo de ação é importante porque o país diminuindo a taxa de juros torna mais vantajoso o investimento ao invés da poupança fazendo então que circule maior quantidade de dinheiro na economia nacional. Como os juros são o ‘preço’ do dinheiro nacional, quando este diminui em relação ao câmbio significa que comprar no mercado interno possibilita que se compre mais, logo alavanca o seu desenvolvimento. Complementando, quando o produto vendido no mercado doméstico possui preços mais acessíveis que dos demais países que possam ser considerados concorrentes e determinado setor da economia, ele se torna primeira opção aos compradores internacionais aumentando assim o volume de importações.
Como dito anteriormente as políticas econômicas tem papel regulador na economia e auxiliam para a não geração de desemprego. Todas as políticas são importantes para que o objetivo principal deste mecanismo, o pleno desenvolvimento, seja alcançado, porém fica claro que mesmo utilizando-se deste mecanismo ainda ocorreram vazamentos na economia brasileira no período analisado. As políticas monetárias e de comércio exterior tiveram resultado positivo, já que influenciaram para que o saldo da balança comercial no período sempre estar positivo, ou seja, mais exportações que importações. Todavia, na política fiscal verifica-se vazamento porque o montante de Receita do Tesouro Nacional é inferior ao de Despesas o que traz