Qual o efeito sobre estas organizações resultante da orientação política identificada como predominante?
Qual a orientação política predominante é explicitada a nível internacional e a sua repercussão a nível nacional?
Que organizações brasileiras podem ser identificadas?
Qual o efeito sobre estas organizações resultante da orientação política identificada como predominante?
Poste as suas respostas no Fórum da Aula I. Seu texto não pode exceder 100 palavras.
Revista de Sociologia e Política
Print version ISSN 0104-4478
Rev. Sociol. Polit. no.19 Curitiba Nov. 2002
doi: 10.1590/S0104-44782002000200010
RESENHAS A eficácia das idéias em mudanças institucionais
Ricardo Silva
Ricardo Silva é Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Endereço para correspondência
NOVELLI, José Marcos Nayme. 2001. Instituições, política e idéias econômicas : o caso do Banco Central do Brasil (1965-1998). São Paulo : Annablume/Fapesp.
No curso das últimas duas décadas, tem-se observado uma tendência de crescente interesse de cientistas políticos em temas tradicionalmente elaborados no âmbito do campo profissional dos economistas. Tal tendência é principalmente observável no estudo das políticas econômicas estatais. Nada mais justificável, pois, conforme assinalou há quatro décadas um dos mais notáveis economistas da segunda metade do século XX, "os problemas de política econômica não devem ser discutidos em função de modelos abstratos preestabelecidos. Política econômica é política, antes de ser economia" (FURTADO, 1962, p. 68-69). Assim sendo, o injustificável – ao menos do ponto de vista do avanço do conhecimento científico – é a situação de quase-monopólio a que se chegou no estudo da política econômica. A quase exclusividade do enfoque da Ciência Econômica nas análises e prescrições de políticas econômicas parece