Composição das células
A superfície do nosso planeta é habitada por coisas vivas. Já nossos ancestrais, não tendo nenhum conhecimento a respeito de células ou de DNA, notaram que todas as coisas vivas tinham algo em comum, a isso, eles chamaram de “vida”. Hoje sabemos que todas as coisas vivas são formadas por células. As matérias vivas aparentam ser infinitamente variadas quando ao seu exterior, mas são fundamentalmente semelhantes em seu interior.
Os organismos vivos, tanto os animais, como as plantas e as bactérias, são constituídos pelos mesmos elementos químicos de que são feitos os oceanos e as rochas. Contudo os organismos vivos distinguem-se dos organismos não vivos por que apresentam características em comum: as células.
Células Procariontes
As células procariontes, pertencentes ao Reino Monera (bactérias, dentre as elas as algas azuis, cianofíceas ou cianobactérias) são seres unicelulares, com organização estrutural bastante simples quando comparados aos outros seres vivos.
Os procariotos não possuem um compartimento de núcleo distinto para abrigar seu DNA. A maioria das células procarióticas aparentemente são pequenas e simples, na maioria das vezes, vivem como indivíduos independentes ou em comunidades organizadas livremente. Os procariotos são tipicamente esféricos ou possuem forma de bastonete, medindo poucos micrometros.
Frequentemente apresentam uma capa protetora flexível, chamada de parede celular, abaixo da qual se encontra a membrana plasmática envolvendo um único compartimento citoplasmático contendo DNA, RNA, proteínas e uma grande quantidade de moléculas pequenas. Possuem uma capacidade bioquímica surpreendentemente variada.
Se dividem por fissão binária(não há mitose), a permuta de informação genética entre células procariontes pode ser feita por transformação, conjugação e transdução, podem ser Gram-positivas e Gram-negativas.
Elas não possuem a maior parte das organelas (o ribossomo é presente), seu DNA é cíclico, a fluidez de