composição da célula
Na natureza encontra-se cerca de 105 elementos químca, que podem existir livre ou formar moléculas de organização estrutural relativamente simples.
Da análise química matéria viva os cientistas concluíram que, dos elementos químicos conhecidos, apenas 22 são componentes essenciais dos seres vivos e, deste, apenas 16 se encontram presentes em todas as espécies. Descobriram ainda que estas molécula podem atingir níveis de complecidade extremamente elevados e que a proporção em que os elementos se combinam nos seres vivos é muito diferente da verificada na matéria inerte.
É interessante comparar a enorme diversidade molecular dos seres vivos. Um bom exemplo será o da bactéria Escherichia coli que possue cerca de 5000 moléculas diferentes e o do homem que, numa única célula, pode ter mais de 20000 compostos diferentes. Todos seres vivos apresntam na sua constituição molecular carbono. Outros elementos químicos como o oxigénio, o hidrogénio e azoto encontram-se aele associado. Contrariamente, na atmosfera e na crosta terrestre o carbono e azoto são pouco abundante e formam geralmente simples, como o dióxido de carbono, o azoto molecular, carbonatos e nitratos.
Podemos classificar os compostos químicos em dois grupos: