tempera e revenido
Nomes: Lara Grübber Dutra Daniel Castagna Santos
Professor: Aloisio Nelmo Klein
Introdução
O estudo dos materiais é de fundamental importância para o aprimoramento de técnicas e desenvolvimento de novas tecnologias. Durante o semestre de 2012.2 aprendemos, na disciplina de Engenharia de Materiais, as principais características e métodos de estudos para a obtenção do material desejado para realizar uma específica função.
Entre os processos utilizados para modificar as propriedades mecânicas de um material de acordo com o resultado esperado, estão os tratamentos térmicos. Dentre as técnicas empregadas para tratamento térmico encontram-se a têmpera, seguida pelo processo de revenido.
A têmpera busca aumentar a dureza do material e, para compensar este aumento que causa consequentemente maior fragilidade no material, é realizado o revenimento. O trabalho que se segue descreve em pormenores os citados processos.
Tratamentos térmicos – definição e histórico
Já há bastante tempo atrás havia a consciência de que o aquecimento e resfriamento de determinado material alteravam suas propriedades mecânicas. Outros fatores importantes para essa alteração são a velocidade com que um aço é resfriado e seu teor de carbono.
A esse processo de aquecer e resfriar um material dá-se o nome de tratamento térmico. Basicamente, o tratamento térmico consiste em três etapas: aquecimento, manutenção da temperatura e resfriamento. Entre os diversos métodos de tratamentos térmicos, encontra-se a têmpera e o revenimento.
Segundo registros, apesar de desde a antiguidade o homem ter interesse em aumentar a resistência mecânica dos metais, esse fato agravou-se quando surgiram as armas de guerra. O desejo, agora mais forte, era de se obter maior resistência e durabilidade. Nesse contexto histórico foi que surgiu o processo até hoje conhecido chamado de têmpera.