Tempera e Revenido a 150°
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
TRATAMENTOS TÉRMICOS E SUPERFICIAIS
Têmpera e Revenido
Fillipe Teixeira
Liovani Bremm
Natalia Cantelli
Alegrete, 19 de Agosto de 2014
CAMPUS ALEGRETE
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
TRATAMENTOS TÉRMICOS E SUPERFICIAIS
Têmpera e Revenido:
Trabalho
realizado
na
disciplina
de
Tratamentos Térmicos Superficiais, pelo professor
Marco Tier, para a obtenção parcial de nota para a disciplina, na Universidade Federal do Pampa.
Alegrete, 19 de Agosto de 2014
1. RESUMO
Neste trabalho temos como objetivo mostrar o comportamento de um aço sob um tratamento térmico, sua composição final e as modificações que podem vir a ocorrer em sua estrutura. Com a amostra em mãos, realizamos os devidos procedimentos, como: cortar a peça para observarmos sua estrutura transversal e longitudinal, realizar o lixamento e o polimento para obtermos uma superfície lisa e homogenia, realizar o ataque químico para observarmos sua microestrutura.
Antes de submetermos a peça ao tratamento térmico de tempera, analisamos e medimos a sua dureza. Depois de retirada do forno, onde foi submetida ao tratamento, realizamos uma nova dureza. Logo após isso a peça foi submetida a um segundo tratamento térmico que consiste no revenido, tratamento este que serve para melhorar as características da peça e atingir uma máxima dureza da superfície. Após esse processo foram tiradas as medidas de dureza para uma última comparação.
Ao analisarmos esta mesma amostra em um microscópio podemos ver o resultado dessas transformações em sua microestrutura final, e através de formulas e conceitos estabelecidos calcular qual o seu tipo de aço e sua porcentagem de carbono.
Palavras-chave: tratamento térmico, composição, estrutura, dureza, microestrutura, porcentagem de carbono.
2. ABSTRACT
In this paper we aim to show the behavior of steel under heat treatment, its final composition and the changes that may occur in