martêmpera
4 Técnico em Fabricação Mecânica
Tecnologia dos Matériais
RELATÓRIO DOS TRATAMENTOSTÉRMICOS: TÊMPERA, MARTÊMPERA, AUSTÊMPERA E REVENIMENTO EM FUNÇÃO
Ricarbenne
Matheus
Marcelino
Alexandre
JUIZ DE FORA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Este relatório foi feito a fim de relatar os processos dos tratamentos térmicos. Com o objetivo de tratar as definições, as vantagens, desvantagens. Os tratamentos térmicos são ciclos de aquecimento/resfriamento que visam alterar a estrutura natural dos metais com objetivo principal de conferir ou melhorar propriedades mecânicas, ou corrigir defeitos distorções, causas por passagens anteriores do tratamento dos metais (laminação, forjamento, fundição, etc).
Nos aços em particular, para que consiga alterações nas propriedades mecânicas, é necessário que o aquecimento se de as temperaturas em que o carbono esteja totalmente solubilizado. Assim, para quase todos os tratamentos, a temperatura na qual se dará o tratamento será no campo austenítico.
1.1APRESENTAÇÃO
No dia 28/11/2013 foi desenvolvido o trabalho de tecnologias de materiais, realizado a fim de apresentar ao instrutor Lucas, os conhecimentos aderidos sobre os tratamentos térmicos e os seus processos.
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 OBJETIVOS GERAIS
Os objetivos gerais deste relatório é conhecer e posteriormente entender a fundo os tratamentos térmicos, tais como: Têmpera, Martêmpera, Austêmpera e Revenimento.
O tratamento térmico de maneira geral é o aquecimento e/ou resfriamento das peças as quais serão passadas por este processo.
Temperatura:
Depende do tipo de material e da transformação de fase ou microestrutura desejada.
Fatores que influenciam nos tratamentos térmicos:
Antes de serem definidos os vários tratamentos térmicos, será feito um rápido comentário sobre os diversos fatores que devem ser levados em conta na