microbiologia
São quaisquer alterações nos pensamentos, sentimentos ou comportamentos para as quais se faz necessário atendimento rápido por apresentar risco significativo para pacientes oi para outras pessoas. O paciente pode estar em crise devido alguma doença física (como por exemplo, hemorragia cerebral), secundária à substâncias (por exemplo álcool, cocaína), ou decorrente de doença mental(mania, esquizofrenia).
As emergências psiquiátricas incidem igualmente em homens e mulheres, pessoas solteiras e casadas; cerca de 20% dos pacientes que procuram o hospital por condição psiquiátrica de emergência são suicidas e 10% são violentos. Os diagnósticos mais comuns envolvem depressão e mania, esquizofrenia, dependência de álcool e mais atualmente, dependência de crack. Cerca de 40% dos pacientes atendidos em emergência psiquiátrica necessitam de internação.
As causas de emergências psiquiátricas
Muitas são as causas que podem levar a pessoa a apresentar um dos quadros acima descritos e entre elas podemos citar:
Abuso de álcool e abuso de drogas
Abstinência (síndrome da falta) de álcool e de drogas
Doenças psiquiátricas como mania e esquizofrenia
Transtornos neurológicos (problemas em certas áreas do cérebro)
Efeitos colaterais de algumas medicações
Problemas clínicos (doenças físicas ) tais como infecções, falta de oxigenação do sangue, tumores, derrame, problemas nos rins e no fígado, deficiência de vitaminas, traumatismos (lesões decorrentes de acidentes em geral), convulsões ou efeitos cerebrais pós- cirurgias.
As emergências psiquiátricas originam de uma grande variedade de desordens, ansiedade aguda, depressão, síndrome da abstinência, agressão, tentativas de auto-exterminio.
Exemplos de emergência em psiquiatria:
Clientes deprimidos: apresentam-se por um profundo sentimento de tristeza; desmotivados, perdem o interesse pela vida. Esses clientes apresentam sinais como dependência, insegurança, lentidão, tristeza, abulia, insônia,