Transformadores
Transformadores ou trafos são dispositivos elétricos que têm a finalidade de isolar um circuito, elevar ou diminuir uma tensão.
Servem também para casar impedância entre diferentes circuitos ou como parte de filtros em circuitos de rádio freqüência.
Existem transformadores de diversos tipos, cada um com uma finalidade, construção e tamanho específicos. Teoricamente, um transformador tem de transferir toda a potência do ( primário e secundário são enrolamentos de entrada e saída, respectivamente).
Na prática, observa-se certa perda de potência nessa transferência de potência, ocasionada por motivos, como a resistência de fio, correntes pelo núcleo, chamados de correntes de Foucault, etc.
Um transformador é constituído pelo menos por dois enrolamentos.
Na maioria dos casos, esses enrolamentos são independentes, entre si, mas sofrem a ação do campo eletromagnético, que é mais intenso quanto esses transformadores possuem um núcleo de material ferromagnético. O enrolamento em que aplicamos a tensão que desejamos transformar chama-se primário e o enrolamento onde obtemos a tensão desejada se chama secundário.
A tensão do secundário depende da relação de espiras entre o primário e o secundário e de tensão aplicada no primário.
Embora esta literatura se resuma ao cálculo e dicas de trafos monofásicos e bifásicos com núcleo de ferro, apresentamos, a seguir, alguns símbolos de outros tipos de transformadores e suas respectivas aplicações. Trafo com núcleo de ferro. Com um primário e um segundário.
Utilizado em fontes convencionais para a isolação de circuitos e para se ter a tensão e a corrente desejada. Trafo com núcleo de ferro com dois enrolamentos primáriose um secundario
. Utilizado quando há a necessidade da aplicação de diferentes tensões em seu primário, como 127 ou
220VAC.
Trafo com núcleo de ferro com dois enrolamentos secundários. Empregado quando são necessárias duas tensões de saída.
Exemplo: