composicao celular
A imagem mostra células cancerosas humanas. O DNA foi corado em vermelho e os microtúbulos em verde. A fotografia foi a vencedora do concurso IN Cell Analyzer Image Competition, em 2011. (Imagem: Geoffrey Grandjean, MD Anderson Cancer Center/GE Healthcare)
Introdução
O objetivo desta postagem é apresentar as células procariontes e eucariontes, suas diferenças, características, estruturas e composições.
Todos os seres vivos são constituídos por células, por isso a célula é chamada de unidade fundamental da vida. Elas crescem, reproduzem-se, processam informações, respondem a estímulos, realizam uma série de reações químicas, e morrem. Elas são a sede das reações metabólicas do organismo, e a sede da hereditariedade.
A teoria celular foi formulada em 1839 por Schleiden e Schwann, onde concluíram que todo ser vivo é constituído por tais unidades fundamentais. Porém, a primeira observação de uma célula aconteceu muito antes, em 1665, enquanto Robert Hooke, um dos maiores cientistas experimentais do século XVII, analisava uma folha de cortiça sob as lentes de um microscópio.
A partir daí, a história da citologia acompanha a história da microscopia, já que a maioria das células só pode ser vista com auxílio do microscópio. Por isso hoje, início do século XXI, com o grande avanço da tecnologia, estamos diante de uma explosão de novas descobertas citológicas.
As células são dinâmicas, possuindo diversos mecanismos e funções como:
· Construção e degradação de moléculas e estruturas
· Alteração de forma e movimento
· Fabricação de seu próprio ambiente interno
· Regulação de sua própria expressão gênica com fins de adaptação
· Recepção e emissão de informações
· Crescimento e divisão
· Morte por agressão ou programada (apoptose).
Unidades de Medida
As unidades de medida empregadas em relação às células e suas estruturas são:
Micrômetro – A milésima parte de um milímetro.