A Menbrana Celular - Composição, Função, Divisão.
A Riboflavina foi vista pela primeira vez por um cientista, o Sr. Bluth em 1879, ele a chamou de Lactocromo, a viu enquanto fazia estudos em leite de vaca. Sendo que com os avanços só foi feita uma redescoberta cinquenta anos depois, e estudos mais detalhados levaram ate um pigmento amarelo com brilho esverdeado fluorescente, que fora isolado para melhor estudo. Quando descoberto que esse pigmento era derivado de vitaminas do complexo B, aumentou o interesse de vários cientistas. Recebeu vários nomes ate chegar a este, sendo alguns deles Lactoflavina e Ovoflavina.
Sendo ela uma vitamina Hidrossolúvel pertencente a família da vitamina do complexo B, sua apresentação é amarela e fluorescente. Ela não é só encontrada no leite, sendo ele seu primeiro alimento de estudo, também é encontrada na carne, peixes e em vegetais de cor verde- escura.
A Riboflavina é liga a uma dieta proteica, sendo que so é liberada no estomago após a liberação de coezimas que farão o processo de Pirofosfatases e Fosfatases no intestino delgado, ai depois é liberada a Riboflavina. Ela é absorvida pelo processo de Transporte ativo ou facilitada. O metabolismo de lipídios necessita bastante de riboflavina ou seus derivados, assim como a degradação de drogas e outros compostos químicos. Ela pode aumentar ou diminuir o nível de estresse oxidativo, através da sua dupla habilidade de produzir superóxidos e ao mesmo tempo pode estar envolvida na redução de hidroperoxidos.
É recomendado uma dose de ingestão de riboflavina de 0,4 mg para crianças,1,3 mg/dia para adultos sendo que, para mulheres grávidas, recomenda-se uma dose suplementar de 0,3 mg/dia na gestação e 0,5 mg/dia durante o período de lactação, já que estudos mostram que durante o terceiro trimestre de gestação há uma queda progressiva nos níveis de riboflavina.
Em alguns estudos puderam notar que a ausência de riboflavina em animais causou desenvolvimento anormal do feto, em Humanos