comportamnetos alimentares
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são doenças infecciosas transmitidas por contacto sexual.
O actual alastramento deste tipo de doenças tomou aspectos preocupantes, até porque, para algumas delas, ainda não existe um tratamento eficaz.
Além disso, em muitos casos a falta de informação faz com que se desconheçam os sintomas, que se mantêm ocultos, o que contribui para a sua transmissão.
Existem actualmente mais de 30 DSTs. As DSTs são transmissíveis através das relações vaginais, orais e anais, ou de outros contactos íntimos. As DSTs são contraídas a dois e, em alguns casos, é necessário tratar ao mesmo tempo os dois parceiros.
Certas DSTs podem ser passadas da mulher para o seu feto durante a gravidez e o nascimento.
As DSTs podem provocar danos permanentes na saúde dos indivíduos sem mostrarem qualquer sintoma. Ninguém está imune. A maioria, no entanto, pode ser tratada e curada com medicação.
Esta realidade relativamente à vida sexual, embora inquietante, não deve assustar, mas apenas alertar para a situação, de modo a ser assumida uma sexualidade responsável. O desconhecimento dos problemas nunca ajudou a resolvê-los, mas apenas contribuiu para o seu agravamento.
SIDA
SIDA é uma sigla que designa uma doença chamada Síndroma de Imuno Deficiência Adquirida. Esta doença é causada por infecção com o vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana).
O HIV destrói o sistema de defesas do Homem e, como consequência, este deixa de se poder defender de algumas bactérias, vírus e outros microrganismos.
Sintomas
Gânglios inflamados em diferentes partes do corpo, mas sobretudo no pescoço e nas axilas;
Perda inexplicável de peso;
Febre e transpiração nocturna durante semanas;
Diarreia permanente, sem razão aparente;
Perturbações respiratórias permanentes e tosse seca;
Doença de pele, súbito