filo
CEFET/RJ
Laboratório de Medidas Elétrica
Data:27/11/2013
Grupo: B
Turma: 1AELINT.
Componentes: Lyncoln da Conceição/ Matheus Ferreira.
1-Objetivo
O objetivo principal do experimento realizado foi à medida de tensão elétrica alternada em um circuito indutivo, no qual se encontra uma lâmpada de potência de 60W e um indutor de 1H(equivalente a 17Ω) e verificar a tensão em cada componente do circuito já citados anteriormente e os outros objetivos eram verificar as correntes dos componentes e comparar as correntes em encontradas.
2- Introdução
A medida de tensão foi encontrada através do multímetro assim como da aplicação das leis da eletricidade (lei de Ohms, lei Ampère, etc.)
Para realização do experimento foi utilizada uma fonte de tensão com tensão alternada trifásica com neutro acessível, sobre frequência de tensão de 60Hz. No experimento foi utilizada tensão monofásica aplicada a um circuito constituído por um indutor e uma lâmpada incandescente, sendo estes elementos ligados em paralelo.
O multímetro (configurado no modo voltímetro de corrente alternada) foi posto nos terminais do indutor e da lâmpada para descobrir a tensão que se passa no indutor e na lâmpada com a respectiva lei de Ohm no caso a 1° lei de Ohm.
3- Materiais Utilizados
Os materiais utilizados são:
-Multímetro do tipo digital, modelo CAT III código EN-610101, com corrente máxima de 20A ,Fabricante CE.
-Lâmpada incandescente de potência nominal de 60 W, tensão de 127 V, base com rosca E-27, fabricante GE.
-Indutor de núcleo envolvido por lâminas magnéticas, com valor de 1H(HENRY) que é o equivalente a 16 Ω, fabricante ELLCON.
-Uma bancada experimental com placas contendo fonte de alimentação protegida por chave geral.
4-Circuito Utilizado.
5-Medições e cálculos efetuados.
Os valores obtidos nas medições através do multímetro são:
128,8 V na