Educação AMbiental
Marizélia Gomes Costa¹
APRESENTAÇÃO
O Projeto Criança Recicla Vida, surgiu por acreditarmos que a Educação é o elemento principal na busca do desenvolvimento social e que a Educação Ambiental, hoje, é um instrumento fundamental para a promoção do desenvolvimento sustentável aliado ao crescimento econômico e aos valores sociais. Na legislação brasileira a Educação Ambiental já é um instrumento previsto a ser aplicado nas escolas e instituições públicas e privadas, é citado ainda que deve ser incorporada e desenvolvida em todas as disciplinas e fases em uma perspectiva interdisciplinar.
Conforme preconiza o Plano Nacional de Educação Ambiental - Lei 9.795/99, a Educação Ambiental não deve estar presente no currículo escolar como uma disciplina isolada, porque ela não se destina a isso, mas sim como um tema que permeia todas as relações e atividades escolares. A educação tem assim uma nova função, incluir dentro do âmbito escolar ações educativas e atuantes quanto à problemática ambiental. Todavia, esse desenvolvimento só será possível a partir da construção de uma nova visão que permita a discussão de novos conceitos que reflitam em mudanças atitudinais.
O sistema educacional incentiva a inserção da temática ambiental como tema transversal dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais –PCN’s, além de citar a necessidade da capacitação dos professores, a partir do que preconiza a Lei 9.795/99, em seu artigo 11, parágrafo único: “os professores em atividade devem receber formação complementar em suas áreas de atuação, com o propósito de atender adequadamente ao cumprimento dos princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental”.
Diante desses conceitos e estímulos, o projeto elaborado pelo IADES busca abranger todas essas especificações, o IADES entende que ao estimular as crianças e os adolescentes à prática de ações sustentáveis cotidianas, estará contribuindo para a formação cidadã,