Comportamentos
As Emoções são reacções de pensamentos, reflectem de maneira com que a pessoa vê e julga determinados factos.
Os sentimentos, já não são assim. Vêm da alma. Reflectem-se no cultivo do belo, no capricho de fazer as coisas, no carinho e na ternura por tudo e por todos. É o prazer exteriorizado.
Eu vou falar de 4 Emoções:
1 – Medo
2 – Vergonha
3 – Alegria
4 – Raiva
Medo
Medo é a emoção do perigo. Esta emoção causa um forte impacto fisiológico, o coração começa a bater mais forte, a respiração acelera, os músculos contraem, as mãos tremem.
Vergonha
A vergonha é uma das emoções que mais nos acompanham durante toda a vida, desde a infância que sentimos esse tipo de emoção.
A vergonha só é sentida quando se tenta mostrar ao grupo a que se pertence que não conseguimos atingir as normas do mesmo, tais como sexualidade, competição ou estatuto, compreensão e ajuda.
Alegria
A Alegria é uma das emoções que engloba o amor, paixão, amizade, bom humor, felicidade. É a emoção mais “procurada” pelo humano. A emoção que ajuda a ultrapassar dificuldades, ódio, rancor, ciúme, e muitos outros sentimentos negativos.
Raiva
A raiva é uma emoção humana completamente normal, saudável, e uma determinada quantidade dela é necessária a nossa sobrevivência. A raiva surge quando nos sentimos fracos e frustrados ao termos de reconhecer nossos limites internos e externos. Inspira os sentimentos e os comportamentos poderosos e agressivos, que permitem ao ser humano lutar e defender-se quando é atacado.
Opinião
Eu entendo que para que uma emoção se manifeste existe todo um contexto e circunstâncias nas quais essa emoção se vai manifestar. Além do que, o que pode ser felicidade para um, pode ser tristeza para outro. Num mundo em que vivemos, entrar em contacto total com a emoção da outra pessoa é uma coisa extremamente difícil. As pessoas têm medo de demonstrarem as suas emoções. O que pode haver são